Radialista, Apresentador e Locutor Publicitário (DRT: 1948/RN)

sexta-feira, 27 de maio de 2016

A Lenda viva, Floriano Bezerra

A vida do ex-deputado, líder operário-camponês Floriano Bezerra de Araújo é densa de glórias quase inalcançáveis para quem provém do meio campesino e se vê de frente com lutas sociais emancipatórias, numa ótica de radicais reformas estruturais no país. O golpe civil-militar de 1964 destruiu o que socialmente virtuoso havia sido construído. Retrocedeu a história, estancando o avanço democrático. Perseguiu, exilou, prendeu, torturou e assassinou milhares de brasileiras e brasileiros. Despencou a nação num profundo e brutal abismo de corrupção, vaidade, luxúria, hipocrisia, cinismo e desmandos, do qual ainda hoje tanto padece. Vejam o texto de memórias de Floriano Bezerra, que hoje transcrevo e compartilho com vocês.
REFLEXÕES QUASE PROFÉTICAS (Natal, 1961)
"Vice-Presidente eleito da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte, fui elevado à Presidência da entidade, substituindo o companheiro Francisco Plácido das Chagas, eleito Tesoureiro Geral da CNTI, sede no Rio de Janeiro, para aonde teve de viajar e morar, investido da nova/elevada função sindical.
Minha posse/despedida de Plácido, aconteceu com massiva representação dos nossos sindicatos filiados, além de muitas pessoas gradas da sociedade e afins do processo político/social e cultural de Natal.
Na solenidade do evento, bons discursos tiveram ensejo. Porém o ato alcançou grande elevação com a retórica brilhante, lírica, entusiasta e proficiente dos Doutores Alvamar Furtado e José Daniel Diniz, e do jornalista Genival Rabelo. Três reflexões concisas – alto padrão retórico – plenas de racionalidades sociopolíticas, quase proféticas do que viria acontecer no país no ano de 1964".
(Floriano Bezerra de Araújo in “MINHAS TAMATARANAS – LINHAS AMARELAS – MEMÓRIAS – Editora Sebo Vermelho, 2009, pág. 265)
(Foto: Floriano Bezerra de Araújo, seu filho Renan Ribeiro de Araújo e o poeta Cauby, por ocasião da noite de autógrafos e lançamento de "Minhas Tamataranas - Linhas Amarelas - Memórias")



Nenhum comentário:

Postar um comentário